A Crucificação que Gera Vida

 

Pr. José Hamilton da Silva

Todo cristão precisa alcançar a maturidade cristã.
O caminho para atingir esse objetivo é a crucificação
da carne, através da entrega total e diária do corpo
e suas paixões; da alma e suas tendências pecaminosas;
e do espírito e suas influências malignas.

  

Alguém afirmou certa vez que “a vida cristã não é difícil, mas impossível de ser vivida. Só teve um que conseguiu: Jesus Cristo. Hoje, Ele quer vivê-la através de cada um de nós”. Então, não tente ser cristão sozinho, pois terá sérios problemas para perseverar na presença de Deus, ser um atuante servo de Cristo, produzir frutos para o reino dos céus e chegar à nova Jerusalém celestial. Com o tempo, perceberá que não consegue e pensará em abandonar o caminho da vida eterna.

O apóstolo Paulo descobriu qual a vereda certa para nunca desistir da pátria celestial. Pode parecer estranho, mas há uma crucificação que gera vida cristã. Ele declarou, em Gálatas 2: 20: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Esse é o segredo de sua dedicação ao Senhor. Ele deixou princípios espirituais importantes para nós seguirmos. Vejamos: 

Ter o olhar sempre voltado para Jesus

O apelo de Deus a todos os seres humanos “olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; pois eu sou Deus, e não há outro”, Is 45: 22. A vida agitada de nossos dias leva o cristão a se preocupar com mil e um problemas, a tal ponto que sufoca sua vida espiritual. Por isso, é bom definir a direção de seu olhar. Se Jesus não estiver sempre à vista, qualquer cristão poderá perceber que se perdeu só depois de que tudo estiver acontecido. Evite desastres, concentre-se em Jesus e seus princípios de vida.

O ser humano sempre estabelece um lugar para olhar, a não ser que resolva andar de olhos fechados, o que vai ser um desastre. Pode ser às pessoas, a rua, a televisão, o computador, etc... No mundo psicológico e espiritual não é diferente. Ou olhamos para as dificuldades, ou olhamos para os nossos sentimentos negativos ou olhamos para Jesus. O alvo do olhar do crente deve ser seu Mestre: “olhando para Jesus, autor e consumador da fé”, Hb 12: 2. Mas, para tanto, é preciso atentar para a direção estabelecida pela Bíblia Sagrada.

Quem tem seu olhar voltado para o foco certo desfruta de segurança: “Os que olham para ele (Deus) estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção”, Sl 34: 5. O que se desviou do evangelho tomou essa decisão porque perdeu a esperança. Perdeu a esperança porque deixou de olhar para Jesus e fitou seus olhos no mundo. Porém, os cristãos que perseveram são aqueles que permanecem com seu olhar firmes nos caminhos do Senhor.

Aquele que está crucificado com Cristo não olhará para todos os lados, mas para uma só direção - nunca tire os olhos de Deus e em seu rosto manifestará o brilho da glória do Pai.

Manter a decisão de sempre seguir a Jesus

Muitos pensam que este é o maior problema da vida cristã: seguir a Jesus dia após dia, semana após semana, mês após mês, anos após anos, até que encontrem com o Senhor, quer seja através da morte, a qualquer momento, ou através do arrebatamento da igreja. A verdade básica do Cristianismo está nas palavras de Jesus: “se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”, Mt 16: 24. Isto significa que devemos ter disposição de ir sempre em frente, não importando as circunstâncias.

Para aqueles que pensam que Jesus estava sendo duro demais, o evangelista Lucas 9: 62 diz: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”. Esta expressão “olhar para trás” significa: duvidar, desistir, abandonar. Por isso, mesmo que você se encontre diante de uma situação aparentemente intransponível, não hesite, saiba que é para frente que o cristão deve ir: se for o mar, Ele abrirá pela fé; se for um muro, Ele se fenderá pela sua determinação. Isto é o que Deus fará por você, se for fiel a Ele e ao seu chamado. Quem abre o coração para Jesus terá forças sobrenaturais para continuar a caminhada.
 
      Seguir fielmente os planos de Jesus

Seguir a Cristo quer dizer que devo buscar a direção divina em todas as questões da minha vida, crendo que Ele me levará pelo caminho melhor. Para entender melhor, veja este exemplo: Jesus, antes de ser preso, sabendo que haveria de passar por situações de humilhação a fim de nos salvar, disse: “Meu Pai, se possível, passa de mim este cálice! Todavia, não faça o que eu quero, mas o que queres”, Mt 26: 39.

Esse exemplo significa que vai haver situações na vida cotidiana que não gostaríamos de enfrentar, mas, sendo da vontade de Deus, teremos de acreditar que algo sobrenatural virá em seguida e nos dará livramento. Deus não livrou Jesus de morrer, porque era necessário para a salvação da humanidade, mas O ressuscitou ao terceiro dia. No final da história, Ele foi vitorioso e a vontade do Senhor estabelecida na vida dele e da humanidade.

Cada região do Brasil tem sua culinária e gastronomia específica. Do Sul, veio o famoso churrasco; do Nordeste, o gostoso baião de dois; do Norte, o Tucunaré na telha; do Sudeste, a muqueca de camarão; do Centro-Oeste, o pintado e o pacu assado. Usando essa comparação, o cardápio principal de Jesus era fazer a vontade do Pai celestial: “a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”, Jo 4: 34. A fome espiritual do cristão deve ser a de fazer a vontade de Deus.

O apóstolo Paulo tinha algo de sobrenatural em sua vida, por isso ele podia afirmar que estava crucificado com Cristo e que era Cristo que vivia nele. Paulo era de carne e osso exatamente como somos nós. Isso significa que podemos permitir que o Senhor domine as nossas vidas a tal ponto que venhamos crescer rumo à maturidade cristã.

 Considerações finais

Jesus foi injustamente preso, julgado, condenado à morte, crucificado como um criminoso comum e sepultado em túmulo como qualquer ser humano; mas, ao terceiro dia, Ele ressurgiu dentre os mortos. A luta veio, porém a vitória foi completa.

Sendo assim, eu lhe pergunto: está disposto a deixar Cristo viver em você? Veja bem: você será crucificado com Jesus, mas o resultado será uma vida cristã firme nos princípios divinos e, no futuro, a vida eterna. E aí se cumprirá a palavra “Cristo em vós, esperança da glória”, Cl 1: 27. 

Publicado no Jornal Aleluia

©2008 Direitos Reservados.Ig.Pr. Renovada Comunidade Ágape _L.Freitas

Crie um site grátisWebnode